Os animais perdidos depois do lançamento dos diversos foguetes após a passagem de ano na verdade são culpa vossa. São culpa do facto de acharem que animais são brinquedos ou mera decoração. São seres vivos, com vontades próprias, com frio e fome e falta de carinho. Não servem para estar acorrentados à porta de casa. Não servem para vos divertir quando bem entendem. Não servem para enfeite do quintal. Não faz sentido! Pensem antes que é um ser cheio de amor para dar que vos pode iniciar a descoberta de algo que eles já nascem a saber: a amar. Pode parecer cliché, mas é do mais puro e real que há.
Já é mais do que sabido, ou já deveria ser, que os barulhos estridentes são assustadores para os patudos. Pois se sabemos que se vão assustar, há que trabalhar na protecção. Afinal, eles são como que uns filhotes patudos e adoptados. Sejamos conscientes quando fazemos essa adopção. Sejamos responsáveis pelos seres que cativamos e queremos manter por perto! Portanto, há que os proteger e prevenir que consigam fugir e perder-se de casa com o susto que vão apanhar pelo barulho dos festejos com foguetes. Coloquem-nos num sítio seguro. Se puderem, não os deixem sozinhos. Percebam que podem exercer força sobre a trela que pode partir-se. Previnam a situação, por favor.
Que para as próximas passagens de ano as pessoas já tenham aprendido esta mensagem e não haja tantos anúncios a procurar animais desaparecidos. Que nas próximas festas da aldeia o lançamento de foguetes não provoque a fuga, ferimento ou morte de mais nenhum patudo. Pelo bem deles, pela informação humana, partilhem esta publicação pf. Vamos procurar educar quem ignora o que é ter um cão/gato. Querem debater este tema? Querem ajudar a que se protejam os animais em dias de grandes festejos?
Obrigado a todos os que bem tratam dos vossos patudos. Bem haja a todos!
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos a leitura de:
⤳ Cuidados a ter após esterilização/ castração;
Excelente artigo, não poderia concordar mais!
ResponderEliminar